BUSBRASIL FEST – O QUE É?

 

patio_6bbf_onibus_03Muitos busólogos novatos não sabem o que é a BBF – BusBrasil Fest. Vou explicar e contar a trajetória do evento que foi o primeiro a unir os amantes de ônibus.

Em 2001 eu queria unir os amigos que gostavam de miniaturas de ônibus e desenhos feitos no computador Paintbus, conversei com alguns amigos e eles gostaram da ideia, porém o local era um grande problema, então um busólogo que tinha bastante amizade com o pessoal do Expresso Redenção Turismo lançou a ideia e fomos agraciados com o espaço da garagem para o nosso encontro, posteriormente ideias foram surgindo e então a ideia de reunir ônibus também. Em 1 mês o evento foi criado. O nome BusBrasil Fest (sim o BusBrasil é junto) é a tradução livre de Festa Brasileira do ônibus, algo semelhante ocorria com a turma do ferreomodelismo.

A primeira edição ocorreu em 15 de dezembro de 2001 em um dia úmido e frio, 9 ônibus foram expostos, veja fotos no site REVISTA PORTAL DO ÔNIBUS. A divulgação ocorreu basicamente na lista de discussão da época a bushobby, gerida pelo grande Lineu Carneiro Saraiva. Não havia redes sociais, não haviam sites como o Ônibus Brasil. Era tudo muito difícil, porém prazeroso, pois os amantes de ônibus eram unidos, havia prazer na pratica do hobby.

O tempo passou o evento cresceu, em 2003 já com o avanço da internet, mais pessoas ficaram conhecendo, mais empresas participaram expondo seus ônibus, um sucesso que foi crescendo. Novas cidades foram conquistadas e invejas foram criadas, uma delas por parte de um funcionário da Redenção que vendo o potencial do evento, resolveu ele mesmo criar um evento e usar todas as ideias e contatos por nós conquistados em seu benefício. O resultado todos sabem, o sue evento ganhou grande proporção, mas morreu de forma igualmente brutal a sua ambição. Tomou muito prejuízo e hoje se limita a apenas um clubinho de ônibus antigo, no qual o presidente não sabe nem o que é um chassi LP.

Em 2017 o evento volta a ficar em destaque, tocado pelo  Juverci de Melo que esteve comigo desde a criação dele em 2001. Em não vou participar este ano, pois acho que não vale a pena, é muita responsabilidade envolvida para agradar um bando de muleques que apareceu no hobby, então limito a apoiar o evento e divulgar, pois a trajetória é fantástica e algum louco tem que continuar agradar os busólogos, eu estou fora, mas deixo o meu desejo de boa sorte ao Juverci e que ele consiga fazer um bom evento, trazendo cultura aos busólogos e a sociedade em geral que gosta de ver a evolução do transporte por ônibus no Brasil.

#BBF11
BUSBRASIL FEST 2017

Lembrando que este ano o evento será na cidade de São Paulo, em frente ao Estádio do Pacaembu no dia 26 de novembro, com início as 10h. 26/11/2017

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s