FIM DA LINHA 8171

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem

 

Atualização março 2014: Após mais de 1 ano do seccionamento da linha os antigos veículos ano 2004 estão vencendo seu prazo de operação e por incrível que pareça estão sendo trocados por micro-ônibus IBRAVA. Sim a linha 1017 agora opera com carros pequenos e sem cobrador. A situação que era ruim ficou ainda pior para a população de Perus, Taipas, Canta Galo e Vila Zatt.

Muitos provavelmente só irão ler esse post após sair de casa e descobrir que a linha 8171 PERUS VIA LAPA X PINHEIROS não existe mais. Pois bem a nossa querida e adorada SPTrans ou SPTranstorno  em um ato de muita cordialidade com a população da zona noroeste da cidade de São Paulo resolveu seccionar a tradicional linha.ImagemImagem

Criada ainda na época dos branquinhos a linha que liga o bairro de Perus na periferia da zona noroeste até o bairro de Pinheiros no coração da zona oeste durante anos, operou com veículos velhos e empoeirados, mas com a renovação do sistema resistiu e foi modernizada recebendo ônibus novos e após inauguração da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Edgar Faccó passou a operar com veículos com portas do lado esquerdo.Imagem

Porém o tempo foi passando a demanda foi aumentando e os carros de 2003 e 2004 foram ficando velhos, o trajeto que passa por bairros como Taipas e Vila Zatt onde as ruas são estreitas e com elevado nível de inclinação impediram a renovação de frota com veículos modernos, dotados de piso baixo e motor traseiro.

Então foi decidido que a atual operadora da linha a Cooperativa Fênix não tinha condições de melhorar o serviço, obrigando a mesma a seccionar o trajeto, fazendo com que a parte crítica da linha de Perus até a Vila Iório continue sendo operada pela Fênix com a numeração 1017/10 e o trecho entre a Vila iório até Pinheiros passasse a ser operado pela Viação Santa Brígida com o número 199D. A viação Santa Brígida tem condições de melhorar o serviço no trecho com melhor viário colocando ônibus maiores e mais novos, porém a população que vai arcar com a conta, afinal a integração com o bilhete único é grátis, mas a prefeitura pagará através de subsídios o custo da nova tarifa para a outra empresa.

Ou seja você pobre trabalhador que usa a linha no trecho modificado terá que desembarcar e esperar um novo ônibus para seguir viagem. Parabéns a SPTranstorno por incentivar a população a esquecer o ônibus e comprar motos e carros para infernizar nosso trânsito por não suportar o transporte público.

22 comments

  1. É ridícula a atitude deles. A linha 8171 era de extremo peso na região norte, não deveriam ter seccionado a linha e sim ter passado a linha para a viação santa brígida que administraria o trecho perus-pinheiros com os ônibus bem melhores. É mera desculpa falar que o itinerário, ruas estreitas e tal impediriam que a frota fosse renovada, francamente….

    Hoje passei próximo a parada final da lotação que liga a Lapa ao Jd. ou Vila Brasilandia (não me lembro exatamente), região que dependia da linha 8171, vi uma fila longa de passageiros a espera da condução agora como uma última alternativa.

    Esses técnicos são muito burros mesmo, e, a população, claro vai sofrer com isso todos os dias

    Gostar

    • Certa a SPTRANS

      Desde a criação do Bilhete Único a intenção é essa, seccionar as linhas mais longas, deixando os trajetos mais curtos.

      Nâo faz mais sentido ter uma linha enorme como era o caso da 8171, visto que temos o bilhete único para facilitar.

      Vocês precisam pensar um pouco mais nas vantagens coletivas dessa mudança.

      Gostar

      • Houve vantagens, sim, muitas principalmente para quem usa a linha após Edgar Faccó ou Até a Edgar Faccó. Porém o seccionamento de linhas é muito funcional em cidades como Curitiba, onde em estações tubo o passageiro embarca em outro ônibus sem pagar outra tarifa.
        Para nós passageiros não tem a tarifação, mas para a prefeitura tem, pois ele repassa uma nova tarifa para a empresa. Ou seja perdemos indiretamente.
        No caso do seccionamento da linha acho interessante, mas em um local mais adequado como por exemplo o Terminal Lapa.

        Gostar

      • Só funciona se o intervalo entre os ônibus for curto e se aqui utilizarem o mesmo sistema como o de Curitiba. O serviço tem que ser bom e eficiente que ajude as pessoas a chegar em seus destinos no horário. Afinal ninguém quer acordar cada vez mais cedo ao trabalho e chegar em casa cada vez mais tarde como você !

        Gostar

  2. Eu conhecia de longe o 8171 pela fumaça dele. Tirei várias fotos e abri vários protocolos reclamando em vão.

    Até agora a 199D está melhor, apesar de hoje eu ver um ônibus errando as ruas e um motorista pé de chumbo.

    Gostar

  3. Nossa, que raiva!
    Tenho esperado o 8171 ultimamente e ele não passa, e eu acabo indo de Lapa/Socorro.
    Suspeitei que tivessem acabado com essa linha, mas achei que não poderia ser possível, pois esse ônibus estava sempre lotado.
    Mas como ninguém avisa a gente???
    Sim, a SPTranstorno está aí pra infernizar nossa vida em vez de facilitar…

    Gostar

    • Sim ele realmente não vai passar pois a linha acabou.
      Agora você tem que embarcar na linha 199D que faz o mesmo trajeto.
      Tanto a SPtrans como a Fênix colocaram avisos nos ônibus e também no site.

      Gostar

  4. Então agora quem ia pra Lapa pelo 8171 deve ir pelo 199D.
    E se quiser ir mais longe, precisa de 2 ônibus.
    Realmente, Willy, essa divisão da linha foi meio esquisita. Se fosse feita usando o Terminal da Lapa, seria melhor pras pessoas. É muito mais seguro esperar no terminal do que pegar ônibus à noite no meio de rua vazia.

    Gostar

    • Quem utilizava a 8171 embarcando em PERUS, TAIPAS, CANTA GALO, VILA ZATT, sofreu bastante com a mudança. Para quem usava a linha embarcando na EDGAR FACCÓ em diante, como LAPA, POMPEIA, PERDIZES, CLINICAS, teve uma melhora no serviço.

      Gostar

    • O triste de todo o fato é saber que a população que mora nos bairros após Edgar Faccó vão demorar mais para chegar ao destino. E que a SPTrans vai dar mais dinheiro para as empresas de ônibus.

      Gostar

  5. Pois é essa SPTransporte foi criada para da trabalho para esses vagabumdos que não tira o rabo de suas cadeiras e assim no passe de mágica acha que tudo está rezovido.Os bairros das periferias semple acaba sofrendo com isso e os bairros da clásse de um padrão a qual não depente de ônibus vê que a prefeitura com sua sptrans é muito boa!Pais de merda a onde se contrata gente para fuder as pessoas.

    Gostar

  6. Infelizmente na Rua Recanto dos Humildes é comandada pelo PCC e se a linha for para a Santa Brígida eles atacam fogo… O PCC foi pra cima e por isso a Santa Brígida não conseguiu a linha inteira… Cadê a rota neste lugar pra dar segurança!!!

    Gostar

  7. A SP TRAStorno só serve para isso, para ferrar com a população. O fim da linha 8171/10 prejudicou milhares de pessoas (inclusive eu). Que mora na Vila Zatt, Perus, Taipas, e Canta Galo foi prejudicado com o fim da linha 8171/10, já que os primeiros ônibus saiam de Perus antes das 4:00 e o primeiro que sai da Vila Iorio sai 04:30 e o segundo sai quase 5:00 em dias últeis.

    Gostar

Deixe um comentário